Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1980
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1980 foi a quadragésima-nona eleição presidencial do país. A disputa foi entre o presidente democrata em exercício, Jimmy Carter, e seu adversário republicano, o ex-ator Ronald Reagan, assim como o congressista republicano John B. Anderson, que concorreu como independente. Reagan, ajudado pela crise dos reféns no Irã e uma economia piorando no país, venceu a eleição em uma grande margem de votos.

Carter, após derrotar Ted Kennedy para a nomeação democrata, atacou Reagan como um perigoso radical de direita. Por sua vez, Reagan, o ex-governador da Califórnia, várias vezes ridicularizou Carter, e ganhou uma vitória decisiva nas eleições simultâneas para o Congresso, e os republicanos ganharam o controle do Senado pela primeira vez em 28 anos. Esta eleição marcou o início do que é popularmente chamado de "Revolução Reagan".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike