Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
O equilíbrio de Hardy-Weinberg (também princípio de Hardy-Weinberg, ou lei de Hardy-Weinberg) é a base da genética de populações. Foi demonstrado independentemente por Godfrey Harold Hardy na Inglaterra e por Wilhelm Weinberg, na Alemanha, em 1908. Afirma que, em uma população mendeliana, dentro de determinadas condições, as freqüências alélicas permanecerão constantes ao passar das gerações. Independentemente de um gene ser raro ou freqüente, sua freqüência permanecerá a mesma com relação aos outros desde que essas condições sejam mantidas. Por pura intuição poder-se-ia supor que alelos raros se tornariam cada vez mais raros e que alelos freqüentes aumentassem cada vez mais sua freqüência, simplesmente por já serem raros ou comuns, mas o princípio de Hardy-Weinberg demonstra matematicamente que isso não ocorre.

No caso mais simples de um único locus com dois alelos A e a com freqüências alélicas p e q, respectivamente, o princípio de H-W prediz que a freqüência genotípica para o homozigoto AA será p², para o heterozigoto Aa será 2pq e os outros homozigotos aa será de q².


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike