Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica
O Exército de Guardiães da Revolução Islâmica (, transl. Sepáh e Pásdárán e Enqeláb e Eslámi), conhecida popularmente como Guarda Revolucionária Iraniana, é uma divisão das forças armadas do Irã, fundada depois da Revolução Iraniana. No próprio Irã o seu nome costuma ser reduzido para Sepáh e-Pásdárán ("Exército de Guardiães"), Pásdárán e-Enqeláb (پاسداران انقلاب, "Guardiães Revolucionários"), ou simplesmente Pásdárán (پاسداران, "Guardiães") ou Sepah ("Exército").

A organização foi criada depois da Revolução Iraniana. e sua fundação foi ideologicamente motivada. O atual comandante-em-chefe dos Guardiães é Mohammed Ali Jafari, que teve como seu antecessor no cargo Yahya Rahim Safavi. Como muitos iranianos jovens durante a Guerra Irã-Iraque (1980-1988), o ex-presidente do paísMahmoud Ahmadinejad, foi membro do Exército dos Guardiães, mais especificamente participando da milícia Basij.

O Pásdárán tem seu próprio ministério, e acredita-se que tenham um efetivo de 120.000 pessoas, com suas próprias unidades navais e aéreas. Também controlam forças voluntárias, como o supracitado Basij.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike