Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Exarco
O exarco ou exarca era a autoridade bizantina que governava a península Itálica ou a África, na qualidade de representante do imperador do Oriente, após a queda do Império Romano do Ocidente. O cargo foi instituído pelo imperador Maurício I, em fins do século VI, como uma reação ao enfraquecimento da autoridade imperial em regiões mais distantes do poder central, e unificava as funções civis e militares do governo da província numa mesma pessoa. O território governado pelo exarca chamava-se exarcado. Os bizantinos instituíram dois exarcados, o de Ravena e o de Cartago.

Nas igrejas cristãs orientais (ortodoxas, ortodoxas orientais e católicas orientais), o termo "exarca" possui dois sentidos distintos: o substituto de um patriarca ou o bispo que detém autoridade sobre outros bispos sem que seja um patriarca (ou seja, um cargo entre o de patriarca e o de metropolita); e o bispo nomeado para um grupo de fiéis que não é ainda suficientemente amplo ou organizado para constituir uma eparquia ou diocese (ou seja, um cargo equivalente ao de vigário apostólico).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike