Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Expedição Shackleton–Rowett
A Expedição Shackleton–Rowett (1921–22) foi o último projecto de exploração da Antártida de sir Ernest Shackleton, e o fim da Idade Heroica da Exploração da Antártica. A expedição, financiada pelo empresário John Quiller Rowett é, por vezes, designada por Expedição Quest devido ao nome do seu navio Quest, um baleeiro norueguês transformado. O plano inicial de Shackleton era explorar o mar de Beaufort, do oceano Ártico, mas abandonou a ideia pois o governo canadiano suspendeu o apoio financeiro. O Quest, mais pequeno que qualquer outra embarcação da recente exploração antárctica, mostrou-se inadequado para a sua tarefa, e a viagem para sul foi atrasada pela sua fraca eficácia de progressão no mar e por problemas frequentes no motor. Mesmo antes da expedição ter início, Shackleton morre a bordo do navio, pouco depois de ter chegado às ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.

A maior parte da expedição que se seguiu foi uma viagem de três meses pela zona este da Antárctida, liderada pelo imediato Frank Wild. Por estas água, os pontos fracos do Quest começaram a fazer-se sentir: velocidade lenta, grande consumo de combustível, tendência para adornar em águas mais agitadas e infiltração constante de água. O navio não conseguiu seguir para além da longitude 20°E, muito aquém do seu objectivo mais a leste, e o fraco motor foi insuficiente para penetrar mais no gelo antárctico. Após tentativas várias sem sucesso para furar a barreira de gelo, Wild regressou de barco às ilhas Geórgia do Sul, após uma visita à ilha Elefante para recordar os 21 homens que estiveram presos após o navio Endurance ter afundado durante a Expedição Transantártica Imperial, de Shackleton, seis anos antes.

Wild pensou em ficar mais uma época no gelo, e levou o navio para a Cidade do Cabo para reparação. Aqui, recebe uma mensagem de Rowett ordenando que regressasse com o navio a Inglaterra para que a expedição terminasse. Embora esta expedição não seja muito considerada na história da exploração polar, o significado da viagem do Quest é ser a última de um período áureo das explorações, e marcar o início da "Idade Mecânica" que se seguiu. No entanto, o que fica na memória desta expedição, é a morte de Shackleton.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike