Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Fabula Nova Crystallis Final Fantasy
é uma subsérie de jogos eletrônicos dentro da franquia Final Fantasy desenvolvida e publicada pela Square Enix. Apesar de possuir vários mundos e personagens diferentes, cada jogo da Fabula Nova Crystallis é baseado e desenvolvido a partir de uma mitologia em comum que se foca em importantes cristais ligados a divindades, com o título da série se traduzindo do latim como "O Novo Conto do Cristal". Os jogos originais da série foram desenvolvidos pelo 1º Departamento de Produção da Square Enix, com cada equipe de produção recebendo a liberdade para adaptar a mitologia a fim de se adequar ao contexto de suas respectivas histórias.

A série foi originalmente anunciada em 2006 como Fabula Nova Crystallis Final Fantasy XIII, atualmente consistindo em sete jogos em diversas plataformas. Final Fantasy XIII, pensado para ser o carro-chefe da série, foi lançado em 2009. As forças criativas por trás da série incluem muitos desenvolvedores veteranos de títulos anteriores de Final Fantasy, como Shinji Hashimoto e Motomu Toriyama. A mitologia foi concebida e escrita por Kazushige Nojima. Os primeiros jogos pensados para a série foram Final Fantasy XIII e Final Fantasy XV (originalmente chamado de Versus XIII), com Final Fantasy Type-0 (antes Agito XIII) vindo depois. Todos os três passaram por atrasos. Depois de XIII e Type-0, suas respectivas equipes de produção usaram ideias e conceitos de seus desenvolvimentos a fim de criarem novos títulos. Outras companhias foram chamadas para auxiliar em diferentes áreas nos jogos posteriores.

Atualmente, cinco jogos já foram lançados para a Fabula Nova Crystallis, com outros dois (Final Fantasy XV e Final Fantasy Type-0 Online) estando em produção. Individualmente os títulos receberam críticas geralmente positivas, porém as opiniões foram mais mistas em relação a diversos aspectos de XIII e suas duas continuações: Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns: Final Fantasy XIII. A recepção da mitologia utilizada também foi mista: enquanto alguns críticos a acharam muito confusa ou similar ao folclore da série principal, outros ficaram impressionados por sua escala e uso. Fabula Nova Crystallis é complementada por outras obras em mídias diferentes, como livros, romantizações e mangás.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike