Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Festa (álbum de Ivete Sangalo)
Festa é o terceiro álbum de estúdio solo da cantora baiana Ivete Sangalo, lançado no dia 5 de dezembro de 2001. Gravado em Salvador, no estúdio Ilha dos Sapos e produzido majoritariamente pelo percussionista Alexandre Lins, Festa marca uma maior mistura de ritmos, entre eles o funk americano como se vê na canção "Pop Zen" e na faixa-título, o MPB, como visto em canções como "Meu Maior Presente", "E Tudo Mais" e "Assimétrica", e o pop, presente nas canções "Ruas e Rios" e "Astral". Apenas três faixas possuem maior influência do axé: a dançante "Tum, Tum, Goiaba" e as agitadas "O Grande Chefe" e "Aqui Vai Rolar". Para fazer o álbum, a cantora quis ultrapassar suas barreiras musicais, fazendo uma mistura de ritmos, o que fez com que o álbum fosse considerado seu álbum mais pop na época.

O álbum conta com 14 faixas, das quais onze são escritas por outros compositores, como os cantores Gilberto Gil e Nando Reis, além de musicistas como Gigi e Ramon Cruz, e uma de autoria da própria cantora. O álbum ainda traz duas faixas bônus: o tema "Narizinho", composto originalmente por Ivan Lins e Vitor Martins e produzida por Sérgio de Carvalho para o seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo, exibido pela Rede Globo; e a canção "Back at One", em um dueto virtual com o cantor Brian McKnight (que gravou a canção em 1999), também produzida pelo cantor, que combina a letra original com uma versão em português feita por Mônica Sangalo, irmã de Ivete.

Para promover o álbum e a o mesmo tempo combater a pirataria, o encarte do álbum traz uma foto destacável da cantora que pode ser vestida por seis diferentes tipos de roupas, assinadas pelos estilistas Fause HatenGlória Coelho e Marcelo Sommer. O álbum recebeu maior divulgação com os singles lançados: a canção-título "Festa" foi lançada como primeiro single e se tornou o grande sucesso do carnaval de 2002, sendo a terceira música de trabalho de Ivete a alcançar o topo da "Hot 100 Brasil", lista das músicas mais executadas nas rádios brasileiras; já os singles subsequentes, "Penso" e "Astral", fizeram sucesso moderado devido ao grande impacto da canção "Festa". O álbum também foi bem aceito pelos críticos, que fizeram questão de elogiar os vocais adotados por Ivete no álbum, além das fusões de estilos no álbum. Festa também foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, além de ter vendido mais de 500 mil cópias em todo o Brasil.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike