Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Fiat CR.42
O Fiat CR.42 Falco ("Falcão") foi um caça biplano que serviu principalmente a Regia Aeronautica Italiana (Real Força Aérea Italiana) durante a Segunda Guerra Mundial. Esta aeronave foi produzida pela Fiat, com base no anterior CR.32, e entrou em serviço em diversas forças aéreas, nomeadamente a da BélgicaSuécia e Hungria. Com mais de 1 800 exemplares construídos, foi a aeronave italiana mais produzida a participar na Segunda Guerra Mundial. O CR.42 Falco foi o ultimo caça biplano a ser construído pela Fiat, representando a classe dos biplanos ao nível mais avançado. A sua asa inferior, que era ligeiramente mais curta que a asa de cima, fazia com que o avião se torna-se mais resistente e muito mais manobrável, inovação alvo de elogios por parte de muitos pilotos.

RAF andou sempre de olhos postos neste biplano devido à sua excelente facilidade de manobras, chegando a declarar que "este avião era de uma força excepcional", embora tivesse poucas chances de vitória contra aviões monoplanos mais rápidos e com melhor armamento. A sua melhor performance foi às mãos da Força Aérea Húngara, na Frente Oriental, onde alcançaram o feito de perder um único avião para cada 12 russos que abatiam. Participou na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial, e foi usado pela Força Aérea Espanhola até 1948, até ser relegado a função de treinamento.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike