Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Fighter
"Fighter" é uma canção da cantora norte-americana Christina Aguilera, gravada para o seu quarto álbum de estúdio Stripped. Foi composta e produzida pelo produtor canadiano Scott Storch, com o auxílio na escrita pela própria Aguilera. A sua gravação decorreu em 2002 nos estúdios The Enterprise, em Burbank, na Califórnia e Conway Studios, em Hollywood. Deriva de origens estilísticas de pop rock e rock, que infunde som electrónico com uma mistura de sintetizadores. A sua sonoridade é composta através dos vocais, juntando ainda acordes de guitarra. Liricamente, o tema aborda a história de um amante que cometeu algum erro com a protagonista. Segundo a própria artista, celebra os tempos difíceis para a criação de uma "lutadora", explicando as várias fases da sua vida e como as traições a mudaram enquanto pessoa.

A canção foi enviada para as áreas radiofónicas mainstream através da RCA Records a 13 de Março de 2003, servindo como terceiro single do projecto. Mais tarde, foi comercializado em CD singlemaxi single e DVD. A recepção por parte da crítica sobre a música foi positiva, pois os analistas consideraram-na uma "arena rock", enquanto que a letra foi adjectivada por "poderosa e inspiradora" e os vocais "confiantes e fortes". Depois do seu lançamento, alcançou a terceira posição no CanadáEuropa e Reino Unido, além de ter ficando entre as vinte faixas mais vendidas na AustráliaÁustriaBélgicaEstados UnidosEspanhaNoruega, entre outros países com maior abrangência para o território europeu. Este desenvolvimento positivo resultou em duas certificações para a música; disco de ouro atribuído pela Australian Recording Industry Association (ARIA) e Recording Industry Association of America (RIAA).

O vídeo musical foi dirigido por Floria Sigismondi e lançado a 9 de Abril de 2003 através do programa já extinto Total Request Live. O tema retratado é simplista com destaque para a metamorfose de progressão lenta, mas constante, de Aguilera e da sua força interior, inicialmente com o coração partido, e no final tornando-se inquebrável. A faixa recebeu várias interpretações ao vivo como parte da sua divulgação, como na cerimónia Video Music Awards de 2003 e no programa televisivo The Voice, inclusive esteve no alinhamento das digressões mundiais Stripped World TourJustified & Stripped Tour e Back to Basics Tour, que passaram por países como Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Suíça. A canção foi regravada por Darren Criss para a série Glee, além de receber outras versões por outros artistas. O tema tornou-se ainda no hino oficial nas eliminatórias de 2003 da NBA. A 7 de Novembro de 2008, "Fighter" foi incluindo no primeiro álbum de grandes êxitos da cantora, intitulado Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits, que compilava as suas obras de assinatura. Em 2012, Aguilera lançou uma música intitulada "Army of Me", gravada para o seu sétimo disco Lotus, cuja foi descrita pela própria como uma sequela para "Fighter".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike