Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Foquismo
O foquismo é uma teoria revolucionária inspirada por Che Guevara e desenvolvida por Régis Debray. Foi adotada, nos anos 1960, pelos grupos armados de esquerda e consistia, basicamente, em criar focos (daí o nome) de revolução no mundo, como forma de enfraquecer o imperialismo. A premissa era de que a criação de múltiplos focos de guerrilha rural dificultava a ação repressora por parte das forças armadas governamentais. A conhecida frase de Che Guevara sobre a necessidade de criar "um, dois, três, muitos Vietnãs", reflete tal pensamento, que, no Brasil, encontrou sua expressão na guerrilha do Araguaia.

Até a vitória da Revolução Cubana, em 1959, as referências para a esquerda revolucionária em todo o mundo eram a Revolução Russa e a Revolução Chinesa. A vitória de chineses e soviéticos deu-se através de movimentos de massa, enquanto que a Revolução Cubana tornou-se vitoriosa por meio da luta armada direta, através da guerrilha.

Cuba tornou-se um divisor de águas. Até então os Partidos Comunistas seguiam a orientação hegemônica do PCUS, que era contrário à exportação da revolução. No momento em que Cuba torna-se vitoriosa através da guerra de guerrilha, houve uma reviravolta. A Revolução Cubana fora feita não por um partido comunista, mas pelo Movimento Revolucionário 26 de Julho, dirigido por Fidel Castro. A partir daí há uma grande cisão nos PC's, com o surgimento de novos partidos, que aderiram à luta armada como via para se alcançar o socialismo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike