Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Frederico V, Eleitor Palatino
. Frederico V (em alemão: Friedrich V.16 de agosto de 1596 – 29 de novembro de 1632) foi eleitor palatino (16101623), e, como Frederico I (em tcheco: Fridrich Falcký), rei da Boêmia (16191620. Por seu curto reinado na Boêmia foi apelidado de Rei de Inverno (tcheco: Zimní král). Frederico V era filho e herdeiro de Frederico IV e de Louise Juliana von Orange-Nassau, filha de Guilherme I de Orange e Charlotte de Bourbon-Monpensier.

Nascido em um Jagdschloss (castelo de caça) de Deinschwang, próximo a Amberg, no Alto Palatinado, Frederico V sucedeu seu pai como Eleitor do Palatinato no Sacro Império Romano em 1610. Em 1619, os estados protestantes da Boêmia se rebelaram contra Fermando II, o católico Imperador do Sacro Império Romano, e ofereceram a coroa da Boêmia a Frederico V, por ele ser um membro influente da União Protestante, uma organização fundada por seu pai para a proteção do Protestantismo no império.

Frederico logo aceitou a coroa, mas seus aliados da União Protestante fracassaram em ajudá-lo militarmente. Seu breve reinado como Rei da Boêmia terminou com sua derrota na Batalha da Montanha Branca em 8 de novembro de 1620, um ano e quatro dias após sua coroação. Isto lhe rendeu o apelido de o Rei de Inverno. Após esta batalha, as forças imperiais invadiram as terras do Palatinado de Frederico e ele teve que se refugiar na Holanda. Uma ordem imperial formalmente o retirou do Palatinado em 1623. Ele viveu o restante de sua vida em exílio com sua esposa e família, a maior parte do tempo em Haia, antes de sua morte em Mogúncia em 1632.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike