Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Frei Dolcino
Dolcino foi um Frade da Igreja Católica que, no século XIV teve suas ideias consideradas heréticas pela Santa Sé e condenado à morte pela Inquisição, juntamente com seus seguidores pregavam o retorno da Igreja à pobreza e à simplicidade. A comunhão dos bens e das mulheres, o fim da eucaristia, da adoração da cruz como símbolo divino e o fim da confissão também eram pregados pela irmandade. Dentre as doutrinas dos dolcinianos, a que mais chama atenção é a de assassinar os padres que não concordassem com eles. Seu grito de reconhecimento era o "PENITENZIAGITE", ou penitencia-te, para todo aquele que fosse seguidor das doutrinas de Dolcino. Perseguido pelas forças do Papa Clemente V, encastelou-se nos arredores de Novara, onde resistiu durante um ano, juntamente com sua companheira Margaret de Trento, até que as forças da Igreja finalmente punham termo à irmandade. Dolcino e Margaret foram condenados e executados, mas apesar disso, seus ideais permaneceram vivos juntamente com alguns seguidores que secretamente escaparam do massacre de Novarra.

Há também relatos de fontes duvidosas, que dizem que os dolcinianos além de fazerem voto de pobreza, roubavam dos ricos para distribuir aos pobres.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike