Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Reino da Galícia-Volínia
O Principado da Galícia-Volínia, Reino dos Rus' ou Reino da Rússia (em russo antigo: Галицко-Волинскоє Королѣвство; ), conhecido também como Tsarado de Rus', foi um estado rutênio-ucraniano que se localizava nas regiões europeias de Galícia e Volínia, formado depois da conquista da Galícia pelo príncipe da Volínia, Romano, o Grande, com a ajuda de Leszek, o Branco. Romano uniu os principados de Halych (Galícia) e Volínia numa união que durou 150 anos, entre 1199 e 1349. Juntamente com a República de Novgorod e Vladimir-Suzdal, foi um dos três estados mais importantes que emergiram das ruínas da Rússia Kievana.

Depois da enorme destruição provocada pela invasão mongol da Rússia Kievana em 1239-1241, o rei dos rus'Daniel Romanovych, foi forçado a aceitar a submissão a Batu Khan da Horda Dourada em 1246. Ele lutou, porém, para libertar seu reino do jugo mongol ao tentar, sem sucesso, firmar alianças militares com outros monarcas europeus. A conquista poloneses do reino em 1349 encerrou a vassalagem à Horda Dourada.

A Galícia-Volínia ocidental se estendia por toda a região entre os rios San e Wieprz, no que é hoje o sudoeste da Polônia, enquanto que os territórios orientais abrangiam os pântanos de Pripet (atualmente na Bielorrússia e o norte do Bug Meridional, na Ucrânia. Naquela época, o reino fazia fronteira com os rus' negros, o Grão-Ducado da Lituânia, o Principado de Turov-Pinsk, o Principado de Kiev, a Horda Dourada, o Reino da Hungria, o Reino da Polônia, o Principado da Moldávia e o Estado Monástico dos Cavaleiros Teutônicos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike