Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Galiano
Públio Licínio Inácio Galiano (em latim: Publius Licinius Egnatius Gallienus), 218 — 268, conhecido simplesmente como Galiano, governou o Império Romano como co-imperador com o seu pai, Valeriano, de 253 a 260, e tornou-se nesse ano a único imperador romano até 268. Galiano tomou o controlo do império numa época em que ele atravessava uma grande crise. O seu reinado foi misto, pois se por um lado alcançou algumas vitórias militares, por outro foi incapaz de impedir que muitos dos seus domínios cedessem.

Uma das características-chave da crise do terceiro século foi a incapacidade demonstrada pelos imperadores em manter de forma minimamente prolongada o controlo sobre o império. O reinado de Galiano foi, apesar de tudo, uma excepção a esta regra, o que poderá dever-se em parte ao facto de ter agido como imperador secundário de seu pai, Valeriano, de 253 a 260. O pai e o filho exerciam a sua autoridade sobre uma área mais pequena, o que permitia um controlo e uma presença imperial mais flexíveis. Outra razão para esse relativo sucesso, mais provável, foi o sucesso de Galiano em convencer Roma de que era o seu melhor homem.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike