Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Gaspar de Guzmán, Conde-Duque de Olivares
Gaspar de Guzmán y Pimentel Ribera y Velasco de Tovar, conde-duque de Olivares e duque de San Lúcar la Mayor (Roma6 de Janeiro de 1587 — Toro22 de Julho de 1645) foi um político espanholfavorito e ministro de   Filipe IV. Como primeiro-ministro (1621-1643), esgotou a Espanha em negócios externos e numa fracassada tentativa de reforma doméstica. Seu empenho em recapturar os Países Baixos levou seu país a um importante envolvimento na  Guerra dos Trinta Anos (16181648), e suas tentativas de centralizar o poder e aumentar os impostos de guerra provocaram revoltas na Catalunha e em  Portugal, o que acabou por provocar a sua queda.

Passou os primeiros anos da sua vida em Itália, onde o pai era embaixador de Filipe II de Espanha, junto da Santa Sé. Tanto o Papa Clemente VII como o seu pai favoreciam a sua inclinação para os estudos eclesiásticos, por ser o terceiro filho, mas a morte de seus irmãos mais velhos mudou a sua vida. Casou-se com sua prima, Inés de Zúñiga y Velasco. A seu pai devia a habilidade política, o tacto diplomático e a astúcia, que o levam ao cargo de primeiro-ministro de Filipe IV de Espanha. Tanto em Madrid como em Sevilha, vive com grande ostentação, o que lhe acarreta dificuldades económicas.

A partir de 1615, faz parte da corte do infante D. Filipe, filiado no partido de Uceda. Quando o infante sobe ao trono, o poder passa para as mãos de Olivares, que manda matar e prender as figuras mais destacadas do reinado anterior, como Rodrigo Calderón.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike