Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Grande Prêmio da Itália
O Grande Prêmio da Itália foi pela primeira vez disputado em 4 de setembro de 1921 em Montichiari, na província de Bréscia, em um circuito feito de vias públicas. No ano seguinte foi construído o Autodromo Nazionale di Monza, e desde então ele sempre correu na pista de Monza, com exceção de quatro vezes (1937, 1947, 1948 e 1980).

Em 1928 houve um grave acidente durante a corrida: o piloto Emilio Materazzi perdeu o controle de seu carro na reta final e 300 km/h mergulhou no meio da multidão reunida na pista, matando 30 pessoas.Na sequência deste trágico acontecimento nos dois anos seguintes, o Grand Prix não foi realizado, retornando somente em 1931. Em 1937 ele correu na pista de Montenero em Livorno, para retornar no ano seguinte, em Monza para a última edição antes da Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra recomeçou em 1947, o Grande Prêmio: A pista de Monza, mas ainda estava inutilizável devido aos graves danos causados pelos acontecimentos da guerra. Por isso, corria o ano em Milão e Turim, em 1948. Desde 1949, ele retornou para a pista de Monza. Foi criada em 1950 Campeonato Mundial de Fórmula 1 e desde então o Grande Prêmio da Itália sempre foi uma parte: no primeiro ano foi realmente a última corrida.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Grande-Prêmio da Itália

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike