Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Grupo Globo
Grupo Globo (anteriormente conhecido como Organizações Globo) é o maior conglomerado de mídia do Brasil, atuando também no setor de telecomunicações, é também o maior da América Latina, sendo um dos maiores de todo o mundo. A principal e mais conhecida empresa do Grupo Globo é a Rede Globo de Televisão, que é a maior do país e a segunda maior do mundo, atrás apenas da ABC, dos Estados Unidos. Em pesquisa da Top Thirty Global Media Owners, realizada pela ZenithOptimedia com base nas receitas publicitárias de 2011, mostra que o Grupo Globo é o 17º grupo de mídia do mundo, atrás de gigantes como Google (1º lugar), News Corporation (3º) e Walt Disney Company (4º). O conglomerado alcançou a mesma posição em 2015 na lista das "30 empresas mais influentes do mundo na área de mídia", o Grupo Globo é o único latino-americano entre os 20 maiores, e hoje, segundo o levantamento, é maior do que grupos de mídia conhecidos internacionalmente, como Microsoft (21º) e Yahoo! (18º).

A primeira iniciativa da holding foi o jornal A Noite, fundado e dirigido por Irineu Marinho, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Em 1925, com o sucesso do vespertino, Marinho decide fundar um segundo jornal, O Globo, para concorrer com os demais como Correio da Manhã, O Paiz, Gazeta de Notícias, O Jornal, Diário Carioca e Jornal do Brasil. Com a morte repentina de Irineu Marinho apenas semanas depois, seu filho Roberto Marinho herdou o jornal e passou à direção da empresa. Trabalhando ativamente na parte jornalística e administrativa, decidiu ampliar o negócio e investir em outras mídias além da impressa. Em 1944, inaugurou a Rádio Globo, também no Rio de Janeiro. Foi com a inauguração da Rede Globo (criada em 1964 e transmitida a partir de 1965), que a empresa se tornou líder no segmento de mídia e expandiu negócios como com a portuguesa SIC, até atingir e consolidar o pioneirismo tanto de audiência como de faturamento.

Atualmente o grupo está envolvido em TV gratuita e paga, marketing, produção, estações transmissoras, satélite e TV a cabo, direitos de marketing internacional, jornais e revistas, editoras, rádios, operadores de cabos, websites, produções cinematográficas a indústria da música. O conglomerado é composto de mais de 80 empresas diferentes. No total são mais de 24.000 pessoas, nacionais e internacionais, compõem suas fileiras de empregados. Nos últimos tempos, a empresa pode aumentar sua receita em cerca de 24% (2010), que é o primeiro e mais importante resultado do foco estratégico em mídia eletrônica e as empresas de alta no mercado da publicidade.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike