Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Guelmim
Guelmim (; em tifinagh: ⴳⵓⵍⵎⵉⵎ), antigamente chamada Goulimine, é uma cidade do sudoeste de Marrocos, capital da província homónima e parte da região de Guelmim-Es Semara. Situada 200 km a sul de Agadir, a 110 km de Tiznit, próximo do sopé do extremo sudeste da cordilheira do Anti-Atlas e a 30 km da costa do Oceano Atlântico, a cidade tinha habitantes em 2004 e estimava-se que em 2010 tivesse .

Guelmim é muitas vezes considerada como a "porta do Saara" de Marrocos. A cidade foi outrora um centro de caravanas na rota de Tombuctu. Hoje continua a ser um lugar importante de comércio e de trocas de bens entre as populações sedentários e os nómadas do deserto. É em Guelmim que tem lugar o maior souk (zoco, mercado) periódico de camelos de Marrocos, conhecido como Amhayrich, que se realiza todos os sábados. O mercado é atualmente um zoco comum, virado quase exclusivamente para consumidores locais e produtos do dia-a-dia, mas ainda se negoceiam muitos camelos.

Quando os hippies "descobriram" certos tipos de missangas coloridas africanas em Guelmim nos anos 1960, elas ficaram conhecidas como "missangas de Goulamine" , apesar delas na realidade serem fabricadas na Europa, principalmente em Veneza.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike