Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Gustavo I da Suécia
Gustavo I (Rydbo ou Lindholmen, – Estocolmo, ), nascido Gustavo Eriksson e mais tarde conhecido como Gustavo Vasa, foi o Rei da Suécia de 1523 até sua morte. É considerado o fundador da Suécia moderna, tendo introduzido a monarquia absoluta, a administração nacional centralizada e a fé protestante luterana como religião de estado. Entre os seus filhos, estão 3 reis da Suécia - Érico XIVJoão III e Carlos IX.

Foi o regente do reino (riksföreståndade) de 1521 até sua ascensão ao trono, durante a Guerra de Libertação da Suécia contra o rei Cristiano II da Dinamarca. Originário de posição social modesta, Gustavo Vasa liderou o movimento rebelde anti-dinamarquês, após o Banho de Sangue de Estocolmo, no qual seu pai foi morto. Sua eleição a rei em junho, e sua triunfante entrada em Estocolmo onze dias depois, significou o fim da monarquia eletiva da Suécia medieval e também o fim da União de Kalmar. Gustavo Vasa estabeleceu uma monarquia hereditária, sob a Casa de Vasa.

Gustavo Vasa deixou a seus sucessores um país com uma economia próspera e uma administração eficiente, a caminho da posição de grande potência regional.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike