Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Haptophyta
Haptophyta ou Prymnesiophyta é um grupo de algas unicelulares. Os seus cloroplastos pigmentam-se de forma similar aos Heterokontophyta (como nas algas douradas, mas diferenciam-se no resto da estrutura celular, pelo que podem ser considerados uma linha evolutiva separada, na qual os cloroplastos são derivados de endossimbiontes similares.

As células possuem normalmente dois flagelos levemente desiguais, que são lisos, e um único organelo denominado haptonema, que é superficialmente similar a um flagelo mas que se diferencia do mesmo pelo conjunto de microtúbulos e no uso. O nome vem do grego, hapsis, tacto e de nema, hilo. As mitocôndrias possuem cristas tubulares.

Os Haptophyta mais conhecidos são os cocolitóforos (ordens Coccolithales e Isochrysidales), que têm um exoesqueleto de placas calcáreas denominadas cocólitos. Constituem o fitoplâcton marinho mais abundante, especialmente em mar aberto e é extremamente abundante como microfóssil. Outros Haptophyta plactónicos incluem Chrysochromulina e Prymnesium, que periodicamente produzem blooms de algas, tóxicos, e Phaeocystis que produz blooms que geram uma espuma desagradável que se acumula nas praias. Estudos moleculares e morfológicos dividem Haptophyta em cinco ordens. Um exemplo de cocolitoforídeo é a Emiliania huxleyi que pode formar florações cobrindo milhares de quilômetros quadrados no oceano.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike