Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Idade Heroica da Exploração da Antártida
A Idade Heroica da Exploração da Antártida define um período de tempo entre o final do século XIX e o início da década de 1920. Durante este período de 25 anos, a Antártida tornou-se o objectivo das explorações geográficas e científicas internacionais. Ao longo deste período, foram várias as , das quais se destacam 16 efectuadas por oito países. O factor comum a estas expedições eram os recursos limitados em transportes e comunicações. Esta falta de recursos testava as capacidades físicas e mentais dos exploradores, levando-os ao limite das suas forças e, por vezes, à morte. A designação posterior de "herói" vem reconhecer as adversidades que tinham de ser ultrapassadas por estes exploradores pioneiros, alguns dos quais não sobreviveram à experiência; durante este período, 17 membros das expedições perderam a vida.

Durante o curso destas expedições o polo sul magnético e o polo geográfico foram ambos atingidos. O facto de se ser o primeiro a chegar ao Polo Sul geográfico era o objectivo principal de algumas expedições, e o único de Roald Amundsen. No entanto, este não era o único da exploração polar nesta altura; várias expedições tinham objectivos definidos em áreas diferentes deste continente. O resultado de todas estas expedições foi a possibilidade de cartografar a linha de costa desta zona do planeta, e de explorar parte do seu interior. As expedições também tornaram possível reunir um elevado número de dados científicos em diversas áreas das ciências, cuja análise iria ocupar a comunidade científica durante décadas.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Idade Heróica da Exploração da Antártida

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike