Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Idade do Ferro na Suécia
A Idade do Ferro na Suécia abrange o período em que foi introduzido a utilização e o fabrico de objetos de ferro. Os arqueólogos e historiadores costumam delimitar a Idade do Ferro nos países nórdicos entre 500 a.C. e 1050 d.C., dividindo-a em vários subperíodos:

Tal como o bronze, o primeiro ferro foi trazido da Europa. Mas, ao contrário do bronze, na Suécia havia minério para produzir ferro, pelo que os habitantes da Escandinávia descobriram que podiam fabricar ferro a partir dos depósitos de minerais férreos existentes nos lagos e pântanos da região.
Forjando o ferro, era agora possível fabricar ferramentas e armas melhores e mais baratas: espadas, facas, machados, martelos, pregos, e muitos outros utensílios.
Nos túmulos da época, têm sido encontrados numerosos objetos provenientes do estrangeiro, indicando a existência de trocas comerciais entre a Escandinávia e a Europa e até o Médio Oriente.
A primeira escrita conhecida nos países nórdicos surgiu neste período: as inscrições em pedras rúnicas, usando carateres de inspiração grega e romana.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike