Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Judas (canção de Lady Gaga)
"Judas" é uma canção da artista musical estadunidense Lady Gaga, contida em seu segundo álbum de estúdio Born This Way (2011). Foi composta e produzida pela própria juntamente a RedOne. A sua gravação ocorreu em 2010 nos estúdios Gang Studios em Paris. Embora o seu lançamento tenha sido inicialmente planejado em 19 de abril de 2011, sua distribuição veio a ocorrer quatro dias antes através da Interscope Records, servindo como o segundo single do projeto. Sete dias depois, foi enviada para estações de rádio estadunidenses mainstream. A sua capa foi designada pela cantora no Microsoft Word. Foi posteriormente comercializada em formato físico e digital, e promovida através de extended plays (EP) digitais apresentando diversos remixes feitos a partir do produto original.

Gaga explicou que a canção falava sobre apaixonar-se pelo homem errado diversas vezes, e afirmou que também tratava sobre honrar a sua escuridão interior, a fim de levar-se para a luz. Musicalmente derivada do electro house, "Judas" apresenta um som semelhante às faixas produzidas anteriormente por RedOne para a artista, como "Poker Face", "LoveGame", "Bad Romance" e "Alejandro". Apresenta três ganchos distintos e um breakdown influenciado por gêneros como house music, techno e dubstep. A intérprete disse que as linhas ditas durante o breakdown falavam sobre ela estar além da redenção, tratando das visões tradicionais do que uma mulher deveria ser. Liricamente, a música encarna os incidentes que assombraram Gaga no passado, e seu significado central refere-se às partes negativas de sua vida. A obra recebeu análises geralmente positivas de críticos musicais, os quais prezoaram sua produção e compararam-na com "Bad Romance". Entretanto, foi acusada de plágio por Rebecca Francescatti, que abriu um processo contra Gaga e a Interscope por ter supostamente copiado a faixa "Juda", de seu disco It's All About You. Em junho de 2014, o processo acabou sendo arquivado. Comercialmente, a composição obteve um desempenho comercial positivo, atingindo a liderança da tabela da Coreia do Sul e classificando-se nas dez melhores colocações de diversos países, como AustráliaCanadáIrlandaJapãoReino Unido e Suíça. Nos Estados Unidos, atingiu a décima posição como melhor na Billboard Hot 100 e conseguiu chegar à liderança da Hot Dance Club Songs.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Gaga e Laurieann Gibson, e apresenta a participação de Norman Reedus. Filmado em abril de 2011, apresenta uma trama bíblica onde Reedus interpreta Judas Iscariotes e a cantora interpreta Maria Madalena. A produção caracteriza-os como missionários dos dias modernos indo a Jerusalém, inclui a história bíblica de Judas traindo Jesus e finaliza com Gaga apedrejando-se até morrer, caracterizada como Madalena. Antes de seu lançamento, que ocorreu em 5 de maio de 2011, a Liga Católica condenou a cantora pelo uso de imagens religiosas e por seu papel no vídeo. Entretanto, o vídeo recebeu análises geralmente positivas de críticos musicais e recebeu duas indicações nos MTV Video Music Awards de 2011. Em divulgação à "Judas", Gaga apresentou-a em diversos programas televisivos, como The Ellen DeGeneres Show e Saturday Night Live, e incluiu-a no repertório de sua turnê The Born This Way Ball (2012-13).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike