Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Língua eslava eclesiástica
O eslavo eclesiástico (também eslavônico eclesiástico) é a língua litúrgica das igrejas ortodoxas eslavas, como a Igreja Ortodoxa Búlgara, a Igreja Greco-Católica Croata, a Igreja Ortodoxa Macedônia, a Igreja Ortodoxa Russa, a Igreja Ortodoxa Rutena, a Igreja Ortodoxa Sérvia, bem como de igrejas greco-católicas eslavas e das tradições católicas romanas eslavônicas croatas e tchecas. Também foi o idioma litúrgico da Igreja Ortodoxa na Valáquia e na Moldávia até o fim do século XVII.

Historicamente, é derivada do antigo eslavo eclesiástico, cuja pronúncia e ortografia foi com o tempo sendo adaptada, e palavras e expressões de significado arcaico e obscuro foram substituídas por seus equivalentes no vernáculo (por exemplo, proveniente do antigo eslavo oriental). As tradições do eslavo eclesiástico aparecem na escrita glagolítica e no cirílico arcaico; o glagolítico não é mais utilizado atualmente. O primeiro livro impresso no eslavo eclesiástico foi a Missale Romanum Glagolitice, da Igreja Eslavônica Croata, publicado em 1483 no glagolítico angular croata, seguido por cinco livros litúrgicos no cirílico impressos em Cracóvia, em 1491.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike