Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Lúcio Emílio Lépido Paulo (cônsul em 34 a.C.)
Paulo Emílio Lépido ou Lúcio Emílio Lépido Paulo , também referido como , foi um senador romano membro do gens Emília. Era neto de Marco Emílio Lépido e Apuleia e filho de Lúcio Emílio Lépido Paulo com sua esposa de nome desconhecida. Seu tio paterno, Marco Emílio Lépido, serviu como membro do Segundo Triunvirato. Durante os conflitos decorrentes do assassinato de Júlio César em , seu pai acompanhou os conspiradores Marco Júnio Bruto e Caio Cássio Longino para a Macedônia. Ele provavelmente acompanhou seu pai e talvez foi nomeado por Bruto como comandante das tropas de Creta.

Com a morte de Bruto em , Paulo juntou as tropas republicanas remanescentes de Creta e velejou para o mar Jônico. Subsequentemente fez paz com os triúnviros, uma vez que participou, ao lado de Otaviano, da expedição de contra a Sicília de Sexto Pompeu. Em 1 de julho de , Paulo adquiriu o consulado, como cônsul sufecto. Nesta posição reconstruiu e dedicou a Basílica Paula, que tinha sido originalmente erigida por seu pai. Em , tornou-se censor ao lado de Lúcio Munácio Planco, com quem possuía discordâncias e, segundo Dião Cássio, morreu ainda em ofício; Propércio cita-o em eventos posteriores.

A primeira esposa de Paulo foi Cornélia, filha de Escribônia e o consular Públio Cornélio Cipião. Com Cornélia, Paulo teve três filhos: Lúcio Emílio Paulo, o marido de Júlia, a Jovem que serviu como cônsul em , Marco Emílio Lépido, que serviu como cônsul em , e Emília Paula, que casou-se com Lúcio Munácio Planco, que serviu como cônsul em , e depois com Públio Mêmio Régulo. Numa elegia de Propércio, Cornélia é representada consolando seu marido Paulo quando estava para morrer. Diz-se que tal evento ocorreu durante o consulado do irmão dela. Provavelmente este irmão seria Públio Cornélio Cipião, que foi cônsul em , o que leva a uma contradição entre os relatos de Dião Cássio e Patérculo e a menção de Propércio. Embora não haja evidências concretas, é possível que Propércio aluda a outro irmão que foi um cônsul sufecto e que não teve seu nome citado nos Fasti.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike