Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Liga Aqueia
A Liga Aqueia (ou Liga de Acaia) foi uma confederação de doze cidades-estado da Acaia, uma região costeira a norte do Peloponeso, na Antiga Grécia. A Liga original apenas interveio nas guerras do , mas, em finais do , foi vencida pelos macedónios. Aproximadamente em , quase 50 anos depois da morte do rei macedónio Alexandre Magno e a posterior luta interna na Macedónia, a Liga Aqueia foi restabelecida. Além disso, a confederação foi reforçada com a adesão de SiciãoCorintoMegalópolis e Argos .

A Liga Aqueia era uma confederação, na qual cada Estado ou cidade membro era autónomo, mas todos os membros participavam no conselho que se reunia duas vezes por ano para formular a política externa comum e para promulgar a legislação relativa a questões económicas como a moeda. Entre os principais dirigentes da Liga Aqueia destacaram-se os generais Arato de Sicião e Filopemen de Megalópolis.

Aproximadamente em  Cleómenes III, rei de Esparta, iniciou uma guerra contra a Liga numa tentativa de obrigar os acaios a entrar numa confederação peloponesa. Depois de duas importantes derrotas, os acaios pediram ajuda à Macedónia e obtiveram-na. Cleómenes III foi finalmente derrotado na batalha de Selásia em . Como preço pela ajuda do seu antigo inimigo, a Liga viu-se submetida de novo à Macedónia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike