Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Loverboy (canção)
"Loverboy" é uma canção gravada pela cantora e compositora estadunidense Mariah Carey. Foi divulgada a partir de 16 de julho de 2001 como o primeiro single do seu oitavo álbum de estúdio e também trilha sonora do filme Glitter (2001), tornando-se assim no lançamento de estreia da artista com a distribuidora fonográfica Virgin Records, após ela ter assinado um contrato discográfico de cinco álbuns no valor de US$ 100 milhões, algo inédito naquele momento. A obra foi composta por Carey com o auxílio de Larry Blackmon e Thomas Jerkins, sendo produzida e arranjada também pela artista juntamente com Clark Kent. Blackmon, integrante da banda Cameo, fez uma participação vocal na canção. Musicalmente, "Loverboy" é uma faixa predominantemente de R&B que interpola elementos dos gêneros funk, dance e hip-hop que contém amostras da música "Candy" (1986), de autoria de Cameo. As suas letras retratam uma protagonista que deseja ser amada pelo seu parceiro, fazendo referências aos seus variados desejos sexuais. Um remix com a participação dos artistas LudacrisDa BratShawnna e Twenty II foi gravado e lançado também pela Virgin Records, de modo a aumentar a reprodução da canção nas estações de rádio.

Antes mesmo de seu lançamento como um single, "Loverboy" foi centro de diversas controvérsias, iniciando com as informações de que a cantora então novata Jennifer Lopez e Tommy Mottola — ex-marido de Carey — haviam roubado a ideia de incluir a amostra da faixa "Firecraker", da Yellow Magic Orchestra, na faixa "I'm Real" (2001), um mês após Carey ter iniciado a concepção e produção de "Loverboy". Uma vez que a trilha sonora de Glitter seria lançada alguns meses após o trabalho de estreia de Lopez, intitulado J. Lo (2001), Carey tomou a decisão de trocar a amostra de "Firecracker" por "Candy". A segunda controvérsia em torno de "Loverboy" aconteceu após a intérprete apresentá-la no programa de televisão Total Request Live (TRL). Na ocasião, ela surgiu inesperadamente de detrás de uma cortina e cantou trechos da música sem o apoio de instrumentação, enquanto empurrava um carrinho de sorvetes. Seguidamente, ela foi entrevistada por Carson Daly, apresentador do TRL, e respondeu as questões elaboradas por ele com frases invulgares. Pouco tempo após isto, a cantora acabou sendo hospitalizada, o que resultou em uma divulgação fraca da faixa, bem como da trilha sonora de Glitter.

O single foi recebido com opiniões mistas pela crítica especializada em música contemporânea, com alguns deles vangloriando o seu estilo musical retrô, enquanto outros revelaram um desagrado pela participação de Cameo, pois ofuscava Carey, bem como pelo uso da amostra e os vocais da artista ao longo da canção. Comercialmente, obteve um sucesso moderado, conseguindo listar-se entre as vinte melhores posições nas paradas musicais da Austrália, Canadá, Itália e Reino Unido. Nos Estados Unidos, "Loverboy" conseguiu atingir a vice-liderança da Billboard Hot 100. Apesar de ter sido a faixa mais vendida de 2001 em território estadunidense, tornou-se a primeira faixa de Carey a ser lançada como o primeiro single de um trabalho de estúdio a não classificar-se no topo da tabela supracitada.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike