Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
MTV Unplugged (EP de Mariah Carey)
MTV Unplugged é o primeiro extended play (EP) e álbum ao vivo da cantora e compositora norte-americana Mariah Carey, lançado nos Estados Unidos em 2 de junho de 1992 pela Columbia Records. Após o sucesso dos dois álbuns anteriores de Carey, os críticos comentavam cada vez mais sobre sua falta de turnês e insubstância de apresentações televisivas, a Sony BMG organizou um concerto no Astoria Studios Kaufman, Nova Iorque, em 16 de março de 1992. O show, intitulado MTV Unplugged, foi exibido na MTV para ajudar a promover o projeto em qual a cantora estava trabalhando, Emotions, bem como para ajudar a evitar que os críticos a considerassem uma possível artista de estúdio. No entanto, após seu sucesso, o concerto foi lançado para o público em um extended play, acompanhado por um VHS intitulado MTV Unplugged +3.

Após seu lançamento, o EP recebeu opiniões positivas de críticos musicais, que elogiaram os vocais de Carey. Comercialmente, o disco foi bem sucedido, atingindo a terceira posição na Billboard 200, uma parada musical americana voltada à álbuns, e recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), vendendo mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos. Além disso, o EP foi um forte sucesso em vários mercados internacionais, como Holanda e Nova Zelândia, onde alcançou a primeira posição nestes dois países e foi certificado como disco de platina duplo. MTV Unplugged ficou entre os cinco álbuns mais vendidos do Reino Unido neste ano, e entre os dez primeiros na Austrália e no Canadá.

"I'll Be There" foi escolhido como o primeiro single do álbum. Devido a repercussão das críticas recebidas, a canção foi lançada um mês antes do EP, tornando-se a sexta canção de Carey a atingir o topo da parada musical de êxitos nos Estados Unidos, e uma das poucas regravadas a conseguir este feito. Mundialmente, a canção foi bem sucedida, chegando ao topo das paradas de singles no Canadá, Holanda e Nova Zelândia, e ficando entre as cinco canções mais bem sucedidas na Irlanda e no Reino Unido naquele período. Depois de seu sucesso, "If It's Over", uma canção do álbum Emotions, foi lançada comercialmente devido ao seu sucesso no show e no EP.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike