Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Minerais do solo
Os compostos inorgânicos, ou minerais, compõem a maior parte da fase sólida dos solos (exceto nos organossolos). Esses minerais podem ser de dois tipos fundamentais: cristalinos, compostos por átomos arranjados conforme um padrão tridimensional ou periódico, e amorfos, os quais não possuem qualquer arranjo tridimensional dos átomos constituintes.

Nos solos, a classe de minerais mais importante é a dos filossilicatos (argilominerais), os quais possuem o maior impacto sobre suas características físicas e químicas . Esses minerais são classificados em três categorias, de acordo com o número de camadas tetraedrais e octaedrais. As camadas tetraedrais possuem como célula unitária um tetraedro composto por um íon Si+4 coordenando 4 íons O-2. Já nas camadas octaedrais, a célula unitária consiste num íon Al+3 coordenando 6 íons O-2. As categorias são: 1:1, 2:1 e interestratificados.

Dentre os argilominerais 1:1 pode-se citar a caulinita e a haloisita. Os principais representantes dos argilo minerais 2:1 são a esmectita, a vermiculita, a mica e a ilita. Já um mineral interestratificado é aquele que apresenta a combinação de duas ou mais das configurações anteriores.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike