Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Movimento cocalero
O Movimento dos camponeses cocaleros na Bolívia é o maior movimento social nas últimas duas décadas. Os cocaleros nunca se definiram apenas como camponeses, mas como indígenas plantadores e protetores de uma folha simbólica para sua cultura, a consagrada folha de coca. O Movimento se constituiu por várias identidades e objetivos, e acompanhou outros setores ativos da sociedade pelas reivindicações étnicas, sociais e econômicas. Vale tentarmos desfazer os estereótipos relacionados aos cocaleros onde sua cultura é subjugada.

A Revolução Nacional de 1952 marcou uma nova história social na Bolívia. A nacionalização das minas, a reforma agrária, o voto universal, e o desmonte do militarismo das oligarquias, impulsionado fundamentalmente pelo operariado mineiro, foram possibilitando o desenvolvimento do camponês como agente consciente de sua classe.

A partir do final da década de 1970 e início dos anos 1980, quando respondendo ao chamado da central sindical boliviana os camponeses paralisaram o país, bloquearam estradas e acessos às cidades, e precipitaram a queda do governo militar, observa que eles haviam desenvolvido, nos anos da revolução, racionalidade suficiente para não apenas defender as bandeiras da democracia, mas para levar o movimento alem das expectativas da central sindical, propondo inclusive lideranças camponesas organizadas num partido indígena para assumir o novo governo. Mas o mundo todo estava mudando, e as conquistas sociais logo foram diluídas pela metamorfose global e pelas limitações do desenvolvimento local, na década de 1980. Ao fracasso evidente do ciclo revolucionário e, fazer progredir um projeto nacional e moderno, adicionaram-se as conseqüências do endividamento recente do país. A dívida externa boliviana saltou, entre empréstimos recebidos e dívida contraída pelos governos militares.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike