Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Music (álbum de Madonna)
Music é o oitavo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Madonna. O seu lançamento ocorreu em 18 de setembro de 2000, através das gravadoras Maverick Records e Warner Bros. Records. O disco possui uma sonoridade inspirada por gêneros como o dance-pop, o pop e a música eletrônica, apresentando fortes influências do country pop, do folk e do rock e o uso do vocoder; enquanto a sua instrumentação inclui percussãocordas, guitarrasintetizadores e teclados. Liricamente, as faixas refletem-se a múltiplos temas, como a dança, a atitude e o amor, com "What It Feels Like for a Girl" retratando o machismo e a inferioridade feminina. As gravações do projeto ocorreram entre setembro de 1999 e janeiro de 2000 em estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos sob a produção da própria cantora juntamente com Mirwais Ahmadzaï, William Orbit, Guy Sigsworth, Mark "Spike" Stent e Talvin Singh.

Em setembro de 1999, Madonna iniciaria uma turnê para promover Ray of Light, mas esta foi cancelada devido ao atraso das filmagens de The Next Best Thing (1999. Pouco depois de lançar "Beautiful Stranger" para a trilha sonora do filme Austin Powers: The Spy Who Shagged Me, ela iniciou um relacionamento com o diretor britânico Guy Ritchie. Em 2000, após lançar "American Pie" para a trilha sonora de The Best Next Thing e anunciar a gravidez de seu segundo filho, ela concentrou-se no desenvolvimento de Music para se distanciar das notícias acerca de sua gravidez, tendo como base a música eletrônica para sua concepção e recebendo pressão de sua gravadora para repetir o sucesso comercial de Ray of Light. A intérprete decidiu criar um som característico do mercado musical da época, que estava sendo dominado por cantoras jovens como Britney Spears e Christina Aguilera e conheceu o disc jockey (DJ) francês Mirwais Ahmadzaï, cuja produção ela gostou imediatamente.

Music recebeu análises positivas da mídia especializada, a qual prezou a sua produção e a colaboração entre Madonna e Ahmadzaï, bem como a criatividade musical do projeto; contudo, alguns resenhadores criticaram as canções produzidas por Orbit, apesar de terem chamando-as de "cativantes". Posteriormente, foi incluído na listas dos melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone e venceu o Grammy Award de Best Recording Package. Comercialmente, o disco obteve um desempenho exitoso, liderando as tabelas musicais de cerca de 23 países, como a Áustria, o Canadá, os Estados Unidos e o Reino Unido e vendendo quatro milhões de cópias em dez dias, de acordo com a CNN. Nos Estados Unidos, tornou-se o quarto álbum de Madonna a culminar na tabela Billboard 200, sendo o seu primeiro material a liderar a tabela supracitada em 11 anos. Mundialmente, faturou 15 milhões de exemplares comercializados, sendo o álbum mais vendido de Madonna na década de 2000.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike