Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Organização Latino-Americana de Solidariedade
A Organização Latino-Americana de Solidariedade ou OLAS foi uma organização criada em agosto de 1967 em Cuba, composta por diversos movimentos revolucionários e anti-imperialistas da América Latina que, em maior ou menor medida, compartilhavam as propostas estratégicas da Revolução Cubana. A proposta de criação da OLAS se realizou depois do sucesso da Primera Conferencia Tricontinental de Solidaridad Revolucionaria, na qual se reuniram mais de quinhentos delegados de organizações revolucionárias da ÁsiaÁfrica e América Latina. Na constituição da OLAS se visualizaram as divergências entre os distintos partidos comunistas latino-americanos e outros movimentos anti-imperialistas do continente.

Em sua primeira declaração a OLAS realizou um balanço sobre as estratégias aplicadas até o momento e apostou claramente pela luta armada e pela guerra de guerrilhas como mecanismo para estender a revolução à toda América Latina. Todavia, a morte de Che Guevara na Bolívia poucas semanas depois da realização da conferência frustrou o projeto da organização de coordenar dos países andinos aos distintos movimentos guerrilheiros existentes e criar novos, ficando assim impossibilitado o objetivo marcado da OLAS. Na década de 1970 a OLAS havia se transformado em um centro de divulgação das lutas sem capacidade real de coordenação.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike