Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Ocupação da Polónia (1939-1945)
A ocupação da Polónia pela Alemanha Nazi e pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) começou com a invasão da Polónia em setembro de 1939, e formalmente terminou com a derrota do nazismo pelas Quatro Potências em maio de 1945. Ao longo de todo o curso da ocupação estrangeira, o território da Polónia foi dividido entre a Alemanha Nazi e a União Soviética. No verão-outono de 1941, as terras anexadas pelos soviéticos foram invadidas pela Alemanha Nazi no decurso do inicialmente bem sucedido ataque alemão à URSS. Após alguns anos de luta, o Exército Vermelho foi capaz de repelir os invasores afastando-os da URSS e de toda a Polónia, bem como do resto da Europa Oriental e Central.

Ambas as potências ocupantes foram igualmente hostis à existência de um estado soberano polaco, bem como reprimiram a sua cultura, visando a sua destruição. Antes da Operação Barbarossa, a Alemanha Nazi e a União Soviética coordenaram as suas políticas relacionadas com a Polónia, mais visivelmente nas quatro conferências Gestapo-NKVD, onde os ocupantes discutiram planos para lidar com o movimento de resistência polaca (Armia Krajowa) e com a destruição futura da Polónia.

Cerca de 6 milhões de cidadãos polacos - quase 21,4% da população da Polónia - morreram entre 1939 e 1945, como resultado da ocupação, metade dos quais eram judeus. Mais de 90% do número de mortos veio através de perdas não-militares, pois a maioria dos civis foram alvo de várias ações deliberadas por alemães e soviéticos.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Ocupação da Polônia (1939-1945)

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike