Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Ordem dos Servos de Maria
A Ordem dos Servos de Maria (Latim: Ordo Servorum Beatae Virginis Mariae ), (sigla O.S.M.) é uma ordem religiosa mendicante de frades dedicados a uma devoção particular a Nossa Senhora das Dores. Os seus membros religiosos são normalmente chamados de Frades Servos de Maria ou, simplesmente, Servitas.

Inicialmente foram Sete santos fundadores da ordem dos servitas, festejados coletivamente pela Igreja em 17 de Fevereiro, e cujo nome completo de um deles era Alexandre Falconieri e os outros seis tinham como sobrenomes: Monaldi, Manetto, Buonagiunta, degli Amidei, Uguccioni, Sostegni. Todos pertenciam a um grupo de poetas da região umbrotoscana que costumavam fazer versos (laudes) diante de uma imagem de Nossa Senhora e, que em 15 de Agosto de 1233, e que milagrosamente apareceu-lhes toda dolorosa por causa das lutas fratricidas de Florença entre os Guelfi e os Ghibellini. Assim, pela paz, constituíram a Companhia de Nossa Senhora das Dores. Como eram nobres e ricos, retiraram-se para a solidão do Monte Senário para se dedicarem à penitência e à oração.

Terá sido São Filipe Benício, ao ser eleito seu Prior Geral em 5 de junho de 1267, que reformou os estatutos transformando-a em ordem mendicante.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike