Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Organização Nacional de Combatentes Cipriotas
A EOKA - Ethniki Organosis Kyprion Agoniston, em português Organização Nacional de Combatentes Cipriotas, foi uma organização nacionalista grecocipriota que lutou para a expulsão das tropas do inglesas da ilha do Chipre, para a autodeterminação e para a união com a Grécia, em meados dos anos 1950. Os seus primeiros membros provinham de duas organizações fundadadas por Makarios: União dos Jovens Cristãos Ortodoxos (OXEN) e Organização Juvenil Pan-Cipriota Enosista (PEON). A organização foi dirigida por Georgios Grivas, coronel que se distinguiu durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra de independência da Grécia subsequente. Grivas asumiu o nome de guerra "Digenis" em honra do lendário bizantino Digenis Akritas, que impediu as invasões do Chipre durante a Idade Média. A EOKA foi apoiada clandestinamente pelo Governo grego através de armas, dinheiro e propaganda nas estações de rádio de Atenas.

A sua campanha de guerrilha começou em 1954 sobre as instalações militares e civis britânicas e sobre os colaboradores grecocipriotas e turcocipriotas, informadores, comunistas e membros da formação paramilitar turcocipriota TMT (Mukavemet Teskilati). Acima de 30.000 tropas britânicos foram destacados para combater a organização, tendo oficialmente perdido a vida 104 homens desse destacamento. No entanto, suspeita-se que o número real de soldados, de administradores britânicos e do corpo policial perdido é, pelo menos, três vezes superior ao confirmado.

A actividade da EOKA durou até 24 de Dezembro de 1959, quando um cessar-fogo foi convencionado no momento em que o Governo britânico propôs o Tratado de Zurique para o futuro do país. O objectivo da EOKA de livrar o Chipre da subjugação inglesa foi conseguido a 16 de Agosto de 1960 quando o país alcançou a independência do Reino Unido. No entanto, tal independência negou claramente a união que pretendiam com a Grécia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike