Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Papa Emérito
 
Papa emérito
Papa emérito (também chamado Romano Pontífice Emérito ou ainda Bispo Emérito de Roma) é o título adotado pelo papa quando este decide abdicar. O termo até hoje foi adotado unicamente para se referir ao papa Bento XVI após 28 de fevereiro de 2013, quando se tornou o único pontífice a abdicar desde o século XIII.

Assim como nas dioceses, os bispos e arcebispos, recebem os títulos de bispo emérito quando renunciam, ao completarem 75 anos, é chamado de "Papa Emérito" o Papa que renunciou ao cargo de Chefe da Igreja Católica. O título foi criado em 2013 quando o papa Bento XVI apresentou sua renúncia, oficializada no dia 28 de fevereiro em virtude de sua saúde débil e idade avançada. Apesar de não ser mais Sumo Pontífice, ele mantém 16o nome papal além do pronome de tratamento, sendo portanto "Sua Santidade, o Papa emérito Bento XVI".

Houve grande especulação se Bento XVI após a renúncia voltaria a usar como vestimenta a cor vermelha dos cardeais ou a batina tradicional negra dos padres, mas por fim o Vaticano anunciou dias antes que ele manteria as batinas Brancas, porém mais simples sem os adornos papais, e seu Anel do Pescador seria destruído conforme a tradição.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike