Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Papa Eugênio III
Beato Eugénio III OCist, Papa de 15 de Fevereiro de 1145 até 8 de Julho de 1153. Nascido em Montemagno, próximo de PisaItália, no seio de uma rica família cristã, pertencente à nobreza italiana, com o nome de Pier Bernardo Pignatelli, o futuro Papa Eugénio III foi ordenado sacerdote na cidade de Pisa. Segundo os registos da época, era inteligente, mas reservado e muito ponderado. Em 1135, ingressou na Ordem Cisterciense . Foi designado pelo seu superior para abrir outro mosteiro da Ordem na cidade de Farfa, diocese de Viterbo, onde foi nomeado abade pelo Papa Inocêncio II. Em 1145, Bernardo Pignatelli foi eleito Papa e adotou o nome de Eugénio III.

Eugénio III teve de enfrentar a difícil situação política em Itália, provocada por Arnaldo de Bréscia – o grande opositor do poder temporal dos papas - que exigia a eleição de um papa que favorecesse as suas ambições políticas, fazendo pressão junto do Colégio Cardinalício. O abade Bernardo não era cardeal e foi eleito pelo Colégio Cardinalício, justamente para contrarrestar as exigências políticas de Arnaldo.

Contudo, horas após a sua eleição, partiu de Roma para ser coroado no seu mosteiro de Farfa, em Viterbo, onde os seus cardeais também foram residir. Mas a população romana desejava a volta do Pontífice, que pouco depois, retornou a Roma.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike