Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Paparazzi (canção de Lady Gaga)
"Paparazzi" é uma canção da artista musical estadunidense Lady Gaga, contida em seu álbum de estreia The Fame (2008). Foi composta e produzida pela própria juntamente a Rob Fusari. A sua gravação ocorreu entre 2007 e 2008 nos estúdios 150 Studios, em Parsippany-Troy Hills, Nova Jersey. Antes de ser famosa, Gaga encontrou-se com Fusari em março de 2006, e começou a namorá-lo em maio. Ela viajou à Nova Jersey para trabalhar em canções que havia composto com Fusari e, no final de 2007, a gestão da cantora introduziu-a à RedOne. A artista afirmou que um de seus namorados, um baterista de heavy metal chamado Luke, foi uma das principais inspirações para diversos números do disco, incluindo "Paparazzi". A faixa foi enviada às rádios irlandesas e britânicas em 6 de julho de 2009, servindo como o terceiro single do projeto nessas regiões devido à controvérsia das letras e do vídeo musical de "LoveGame", foco promocional anterior de The Fame. Em outros países, como o Canadá e a Austrália, serviu como as quarta e quinta faixa de trabalho do material, respectivamente.

Musicalmente, "Paparazzi" é uma canção dance-pop similar à "Poker Face" e "LoveGame" com uma batida "opressiva". A sua sonoridade é composta através dos vocais, juntando acordes de piano e o uso de sintetizadores. Liricamente, trata de uma pessoa perseguindo alguém para receber atenção e fama. A obra recebeu análises geralmente positivas da mídia especializada, a qual prezou a sua produção, sua composição e seu conteúdo lírico, embora alguns resenhadores tenham percebido semelhanças a "Poker Face" e "Just Dance". Obteve um desempenho comercial positivo, culminando as tabelas da Alemanha e da República Checa e classificando-se nas dez melhores colocações em diversos países, como AustráliaCanadáEstados UnidosIrlanda e Reino Unido. Nos Estados Unidos, converteu-se no terceiro tema de Gaga a liderar o periódico genérico Hot Dance Club Songs.

O vídeo musical correspondente foi o primeiro de Gaga a ser concebido como um "curta metragem" e estreou em 2 de junho de 2009 através da iTunes Store. Dirigida por Jonas Åkerlund, a trama apresenta um tema de vingança e retrata a intérprete como uma cantora famosa perseguida por fotógrafos e que é quase morta por seu namorado. Ela sobrevive e se vinga de seu namorado, envenenando-o. A produção também apresenta cenas em que são vistas as experiências da personagem antes da fama. O trabalho recebeu análises geralmente positivas e foi indicado nas categorias de Best Art Direction, Best Special Effects, Best Direction, Best Editing e Best Cinematography nos MTV Video Music Awards de 2009, vencendo as duas primeiras. Em 2010, foi lançado o vídeo de "Telephone", segundo single do terceiro extended play de Gaga The Fame Monster (2010), o qual foi concebido como uma continuação do vídeo de "Paparazzi".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike