Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Partido Pátria Livre
O Partido Pátria Livre (PPL) é um partido político do Brasil. Foi fundado em 21 de abril de 2009 e registrado na Justiça Eleitoral em 3 de outubro de 2011. Seu número eleitoral é 54 e suas cores são o verde e o amarelo. Possui cerca de 30 mil filiados no país, sendo São PauloRio de JaneiroMinas GeraisRio Grande do Sul e Ceará os estados onde o PPL tem mais membros. Seu espectro político atual consiste na esquerda e no nacional-desenvolvimentismo. Faz parte, junto com outros partidos da esquerda brasileira, do Foro de São Paulo. Edita o jornal Hora do Povo. Desde 2013, doze municípios do país já são administrados por prefeitos da sigla. Desde outubro de 2012, o partido também já tem uma cadeira no Senado Federal.

A criação do PPL foi impulsionada por membros do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), uma organização revolucionária, de esquerda radical e guerrilheira, surgida em 1969 com o fim da Dissidência Guanabara (dissidentes do Partido Comunista Brasileiro do Rio de Janeiro) e que a partir dos anos 1980 passa a atuar como uma ala do Movimento Democrático Brasileiro (atual PMDB).

O projeto político do PPL basea-se num forte nacionalismo, referenciado até em Tiradentes. O partido defende o modelo de nacional-desenvolvimentismo. Faz um balanço positivo dos governos de Getúlio Vargas (do antigo PTB) e de Luis Inácio Lula da Silva (do PT). Em contrapartida a sigla faz maiores críticas aos governos de Fernando Henrique Cardoso (do PSDB). Nos últimos tempos, o PPL foi se afastando cada vez mais do governo federal, por diversas críticas à administração de Dilma. Nas eleições presidenciais de 2014, o PPL apoiou a candidatura de Marina Silva (PSB) à presidência e puxou o voto nulo no segundo turno.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike