Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Patrimônio cultural de Coronel Fabriciano
O patrimônio cultural de Coronel Fabriciano reúne os bens materiais e imateriais tombados no município brasileiro supracitado, localizado no interior do estado de Minas Gerais. O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social, sendo realizado pela Secretaria de Cultura municipal.

Segundo a prefeitura, até o dia 1º de março de 2012 a cidade contava com 19 bens culturais materiais tombados. Onze deles eram bens culturais arquitetônicos, tais como a Igreja Matriz de São Sebastião (que representa a instalação da primeira instituição religiosa sediada no Vale do Aço) e a Escola Estadual Professor Pedro Calmon (primeiro prédio escolar da cidade) e os nove demais se referiam a obras ou documentos, tais como a carta-patente assinada pelo imperador D. Pedro II nomeando Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito como Tenente-coronel da Guarda Nacional. Os tombamentos eram realizados mediante a lei 2.097, de 26 de dezembro de 1988, de Proteção ao Patrimônio Cultural. Em 4 de novembro de 2013, passaram a ser levados em consideração os bens categorizados como imateriais.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike