Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Paz de Nisibis
 
Paz de Nísibis
O tratado de paz de Nísibis ou mais simplesmente paz de Nísibis foi um tratado de paz que colocou um final à guerra entre o Império Romano e o Império Sassânida em . Assinado em Nisibis (hoje Nusaybin, na Turquia), refletia a vitória romana na guerra que enfrentou os imperadores da tetrarquia (em especial, Diocleciano e Galério) contra Narses da Pérsia.

As condições em que se assinou a paz de Nísibis foram duras para o império persa: este devia ceder terreno a Roma, convertendo o rio Tigre na fronteira entre ambos. Além disso, a Arménia voltaria a ficar sob controlo romano, com o forte de Ziata como fronteira e o Reino da Ibéria passaria igualmente para a esfera de Roma. Nisibis, cidade sob controlo romano, converter-se-ia no único trajeto para o comércio entre os dois impérios, e Roma controlaria também as cinco satrapias entre o Tigre e a Arménia. Dentro destas regiões ficava o passo do Tigre através do Antitauro, o passo de Bitlis (a rota mais rápida em direção ao sul para a Arménia persa) e o acesso ao planalto de Tur Abdin.

Com estes territórios Roma contava com um posto avançado a norte de Ctesifonte e poderia atrasar qualquer futuro ataque persa na região. Tirídates III também recuperava o trono arménio, e Roma assegurava uma ampla zona de influência cultural na região. O facto de o império ter sido capaz de manter um esforço de guerra tão constante em tantas frentes foi visto como sinal da eficácia do sistema de Diocleciano, bem como da boa aceitação que o seu governo tinha entre o exército.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike