Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Pentium D
O Pentium D Dual Core é um microprocessador desenvolvido pela Intel no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Israel, e foi apresentado ao público na primavera de 2005, no Fórum de desenvolvedores da Intel. O Pentium D consiste em dois Pentium 4 Prescott (quando o núcleo for Smithfield) ou dois Pentium 4 Cedar Mill (quando o núcleo for Presler) em um único encapsulamento (ao contrário da convicção popular que eles são dois núcleos fundidos em um único núcleo).

O Pentium D foi o primeiro processador a anunciar o CPU multicore (junto com seu irmão mais caro, o Pentium Extreme Edition) para computadores desktop. A Intel enfatizou o significado desta introdução, predizendo que ao final de 2006 mais de 70% de seus processadores comercializados seriam multicore. Os analistas especularam que a corrida de clock entre Intel e AMD chegou ao fim, contrariando a Lei de Moore. Agora os fabricantes podem melhorar o desempenho dos processadores com o aumento do número de núcleos ao invés do aumento somente da freqüência, como o Pentium D faz.

Contudo, sabe-se atualmente que as pesquisas com um material composto puramente de átomos de carbono chamado Grafeno poderá permitir que, na verdade, a Lei de Moore não esteja de fato contrariada, e sim apenas aguardando novas tecnologias, uma vez que o conceito de multinúcleos não se trata na realidade de uma revolução teórica, mas sim uma solução de engenharia para implementar melhoras de desempenho no processamento de informações pelos microprocessadores atuais adicionando "mais processadores" em vez de "processadores mais eficientes".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike