Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Porto do Açu
O Porto do Açu, às vezes referido como Superporto do Açu, foi um empreendimento logístico da empresa LLX Logística S.A., através de suas subsidiárias, LLX Porto do Açu Ltda. (LLX Açu) e LLX Minas-Rio Logística Ltda. (LLX Minas Rio). Fazia parte de um projeto maior do grupo EBX, controlado pelo bilionário Eike Batista. Batista agora tem uma participação minoritária no empreendimento, que agora é desenvolvido pela Prumo Logística S.A. O Porto do Açu começou a operar em outubro de 2014 com um carregamento de minério de ferro.

Ao contrário de muitos dos portos mais modernos do mundo, onde os contêineres têm papel principal na entrada e saída de mercadorias, o Porto do Açu servirá principalmente para a exportação de materiais de baixo valor agregado, como granéis, carvão, minério de ferro, produtos siderúrgicos, granito etc.

Apesar de o chamado "superporto" apenas continuar a tradição do Brasil de país exportador de matérias-primas — e, portanto, que geram poucos empregos e baixos salários — o argumento utilizado nas desapropriações das famílias para a construção do empreendimento foi o de que o porto seria um "sacrifício de poucos, numa região de baixa densidade demográfica, para algo que seria de interesse público". Os problemas da região foram aumentados com a crise que atingiu o grupo EBX em 2013.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike