Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Praia de Omaha
Praia de Omaha foi o nome de código para um dos cinco setores destinados à invasão dos Aliados ao território da França controlado pelas forças alemãs, em 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. A praia está localizada na costa da Normandia, em território francês e de frente ao Canal da Mancha, e possui uma extensão de 8 km, indo de Sainte-Honorine-des-Pertes a oeste de Vierville-sur-Mer na porção direita do estuário do rio Douve. Os desembarques ali eram necessários para unirem as duas frentes ofensivas, ligando o Exército Britânico, que havia desembarcado a leste da Praia Gold, com as forças americanas, que haviam chegado pelo oeste da Praia de Utah, desta maneira provendo contínua pressão contra a ocupação alemã da costa da Normandia, na Baía do Sena. Tomar a Praia de Omaha seria responsabilidade das tropas do Exército dos Estados Unidos, sendo estas transportadas até o local do ataque pela Marinha dos Estados Unidos com alguma ajuda da Marinha Real Britânica.

No dia, que ficou conhecido como "Dia D", a 29.ª Divisão de Infantaria Americana, que ainda não havia sido posta a teste, uniu-se à nona companhia dos Rangers redirecionada de Pointe du Hoc, onde deveriam empreender ataque à parte ocidental da praia. À veterana 1.ª Divisão de Infantaria Americana foi dada a porção oriental como alvo da investida. As primeiras ondas do ataque, compostas por tanquesinfantaria e sapadores, foram cuidadosamente planejadas para reduzirem as defesas costeiras do exército alemão, afim de permitirem a aproximação de embarcações maiores que seguiriam-se nas ondas subsequentes.

O principal objetivo em Omaha era o de assegurar a linha da praia entre Port-en-Bessin-Huppain e o rio Vire (totalizando 8 km de extensão), ligando a frente americana aos britânicos que haviam desembarcado na Praia Gold a leste. Desta maneira, os Aliados alcançariam a área de Isigny-sur-Mer a oeste, unindo-se finalmente com a VII Corporação, que havia desembarcado na Praia Utah. À oposição dos desembarques estava a 352ª Divisão de Infantaria Alemã, formada por um grande contingente de adolescentes, mesmo estes sendo suplementados por veteranos que haviam combatido na Frente Oriental. A 352.ª Divisão nunca passou por qualquer treinamento de batalhão ou regimento. Dos 12020 homens que compunham a divisão destacada para proteger uma frente de 53 km, somente 6800 possuíam experiência em combate. Os alemães estavam amplamente posicionados em pontos fortalecidos ao longo da costa - sue estratégia baseava-se em eliminar qualquer assalto pelo mar ainda na linha da praia. De todo o modo, segundo os cálculos dos Aliados, as defesas postas em Omaha indicavam serem três vezes mais fortes que as encontradas durante a Batalha de Kwajalein, e o número de inimigos era quatro vezes maior.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike