Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Primeira Guerra Anglo-Afegã
A Primeira Guerra Anglo-Afegã, que ocorreu entre 1839 e 1842, foi um dos primeiros grandes conflitos durante o Grande Jogo no século XIX, uma competição pelo poder e influência na Ásia Central entre o Reino Unido e a Rússia, e também marcou um dos piores reveses infligidos aos britânicos na região desde a consolidação da Companhia Britânica das Índias Orientais na Índia.

Diante aos temores britânicos de que a esfera de influência russa prorrogasse para a fronteira indiana, o governador geral da ÍndiaGeorge Eden, conde de Auckland, apresentou ao Dost Mohammad um ultimato, pedindo a expulsão de uma delegação russa em Cabul. Rejeitado o pedido britânico, em Março de 1838, o exército britânico da Companhia Britânica das Índias Orientais invadiu o Afeganistão, desencadeando a primeira guerra anglo-afegã. Ao encontrar uma oposição insubsistente, os invasores capturaram Candaar, em Abril de 1839 e  Ghazni em Julho. Quando Cabul caiu em agosto, Shuja Shah, o neto de Ahmad Shah, um antigo rei afegão, foi instalado no trono do Afeganistão, em vez de Dost Muhammad, já que o mesmo entregou-se para os britânicos.

Em 2 de novembro de 1841, Akbar Khan, filho de Dost Muhammad, liderou uma revolta com sucesso contra Shah Shuja e as guarnições indiano-afegãs no país. Uma expedição punitiva anglo-indiana reforçou guarnições por um curto período, mas em Dezembro de 1842, os britânicos tiveram de deixar definitivamente o país. Dost Muhammad, em seguida, foi libertado de sua prisão e recuperou o seu trono.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike