Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Pterygota
Na classificação de Bey-Bienko, os pterigotos (Pterygota) constituem uma subclasse de insectos que se opõe aos apterigotos. Caracterizam-se por terem dois pares de asas sobre o segundo e terceiro segmento torácico. Estas asas podem desaparecer: um par entre os dípteros e os dois, no caso dos ectoparasitas, como os chatos, as pulgas e os piolhos. Os insectos perigotos são, normalmente, alados no estado adulto, ainda que algumas espécies possas ser actualmente ápteras, depois de terem tido ancestrais com asas, perdidas durante a sua evolução. Caracterizam-se também por sofrerem metamorfoses ao longo do seu desenvolvimento. Não existem mudas depois de atingida a maturidade sexual. A subclasse inclui a grande maioria dos insectos que existem actualmente. As ordens de hexápodes (com seis patas - como vulgarmente se consideram os insectos) não incluídas nesta subclasse são os Thysanura (traça-dos-livros e tesourinhas) e duas ordens de insectos ápteros. Também não se incluem três ordens que, actualmente, já não são consideradas como de insectos: os ProturaCollembola e Diplura.

A classificação dos insectos pterigotos funda-se na estrutura da nervação das asas e na disposição das asas em repouso. Dividiu-se a subclasse, assim, em duas superordens:


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike