Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Punjab (Índia)
Panjabe, Panjaba, Penjabe, Panjab Pendjab ou Punjab (punjabi:'ਪੰਜਾਬ', hindi: 'पंजाब', IPA: [pəɲdʒaːb]) é um estado do noroeste da Índia. Ele faz fronteira com o Panjabe paquistanês a oeste, Jammu e Caxemira ao norte, Himachal Pradexe ao nordeste, Haryana ao sul e ao sudeste, Chandigarh ao sudeste e Rajastão ao sudoeste. A superfície total do estado é de 50.362 km². A população era de 24.289.296 habitantes em 2000. A capital do Panjabe é Chandigarh, que é administrada separadamente como um Território da União já que é também a capital do estado vizinho de Haryana. Entre as principais cidades do Panjabe estão também: AmritsarJalandharLudhiana e Patiala. O estado é também lar de uma das mais antigas civilizações do mundo, a Civilização do Vale do Indo, a primeira civilização da Índia.

O Panjabe, historicamente, é parte da região do Panjabe, que inclui além dele a província de Panjabe no Paquistão, os estados indianos de Haryana, Himachal Pradexe e Déli, e o Território da União Chandigarh. O actual estado separou-se da província homónima do Paquistão em 1947, aquando da partição da Índia. Tornou-se um estado da federação em 26 de Janeiro de 1950.

A palavra "Panjabe" é uma combinação das palavras persas 'panj' (پنج) Cinco, e 'āb' (آب) Água, que significa, ao pé da letra, Terra dos cinco rios. Os cinco rios dos quais o Panjabe recebe o nome são o Jhelum, o Chenab, o Ravi, o Beas e o Sutlej -- todos eles afluentes do Indo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike