Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Rated R (álbum de Rihanna)
Rated R é o quarto álbum de estúdio da cantora barbadense Rihanna, lançado a 20 de Novembro de 2009 na Alemanha, e três dias depois nos Estados Unidos e Portugal, através da Def Jam Recordings. A sua gravação decorreu durante um período de oito meses, entre Março e Novembro de 2009, nos estúdios Milk Studios e Germano Studios em Nova Iorque, Metropolis Studios em LondresInglaterra, Studios Davout em Paris, e Westlake Recording Studios na Califórnia. A artista trabalhou com vários compositores e produtores musicais, como Carl Sturken e Evan RogersStargateNe-YoTricky StewartThe-Dream, entre outros. A sua concepção ocorreu após a agressão sofrida pelo seu ex-namorado, o também cantor Chris Brown. O disco apresenta Rihanna num tom de ressentimento e revolta, em termos de direcção musical e lírica, e incorpora elementos de hip-hoprock e dubstep. Inclui também participações vocais de Young Jeezywill.i.amSlash e de Justin Timberlake num tema bónus exclusivo.

Após o seu lançamento, o trabalho recebeu críticas positivas por parte dos analistas especializados, que comentaram o desempenho maduro da cantora e consideraram que era o seu esforço mais sincero. Na primeira semana nos Estados Unidos, segundo a Nielsen SoundScan, vendeu 181 mil cópias e estreou na quarta posição da tabela musical Billboard 200, superando os resultados obtidos pelo seu antecessor Good Girl Gone Bad. Actualmente, é disco de platina duplo no Reino Unido, certificado pela British Phonographic Industry (BPI), e platina pela Australian Recording Industry Association (ARIA) e Recording Industry Association of America (RIAA). Mundialmente, Rated R vendeu mais de três milhões de cópias. Em Maio de 2010, foi lançada uma versão de remisturas, um conjunto de dez misturas a partir das faixas originais por Chew Fu.

O duo Chase & Status produziu o primeiro single do álbum, "Russian Roulette", composto por Ne-Yo e Charles Harmony. Manteve-se por três semanas no topo da tabela musical da Noruega, e uma na da Suíça, tendo mais tarde sido certificado com disco de ouro em quatro países diferentes, e de prata pela BPI. A segunda faixa de trabalho, "Hard", com a participação do rapper americano Jeezy, foi lançada inicialmente no mercado norte-americano, no entanto, no decorrer do mês de Agosto de 2010, foi promovida também no Reino Unido. Atingiu a oitava posição da Billboard Hot 100 e, posteriormente, obteve disco de platina nos Estados Unidos. Esteve durante uma semana no topo da Dance/Club Play Songs. Seguiu-se "Rude Boy" para promover o projecto, que permaneceu por cinco semanas consecutivas na liderança da Hot 100, e outras duas na tabela australiana. Foi ainda certificado como dupla platina na Austrália e no Norte da América.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike