Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Ray of Light
Ray of Light é o sétimo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Madonna. O seu lançamento ocorreu em 22 de fevereiro de 1998, através das gravadoras Maverick Records e Warner Bros. Records. Com o nascimento de sua primeira filha Lourdes Maria e outros eventos que inspiraram-lhe um período de introspecção, Madonna começou a trabalhar em seu novo disco com produtores musicais como Babyface e Patrick Leonard. Depois de sessões de gravação falhadas, o sócio da Maverick Guy Oseary telefonou para o músico inglês William Orbit, sugerindo-lhe que enviasse algumas canções para a cantora, que aprovou-as. Posteriormente, Madonna começou a desenvolver uma nova direção musical do projeto com Orbit. As sessões de gravação do álbum duraram pouco mais de quatro meses, e enfrentaram problemas com a ausência de banda ao vivo e os arranjos do hardware Pro Tools, que poderiam se quebrar e atrasariam as gravações até serem reparados.

Musicalmente, Ray of Light é inspirado pelos gêneros popdance e pela música eletrônica, e incorpora elementos da música eletrônica em sua composição, sendo um afastamento musical dos trabalhos anteriores de Madonna. Também apresenta influências de outros gêneros e subgêneros, incluindo techno, trip hop, drum and bassmúsica ambiente, rock, soft rockmúsica clássica. Em termos vocais, o álbum apresenta Madonna cantando com maior amplitude e um tom mais cheio, consequência de suas aulas vocais para o filme Evita (1996). Temas orientais também estão presentes no projeto, como resultado da conversão da intérprete à Cabala, seu estudo do hinduísmo e do budismo, bem como a sua prática diária da Yoga; faixas como "Sky Fits Heaven" e "Shanti/Ashtangi" são exemplos dessas atividades, com a última sendo uma adaptação de um texto de Yoga Tavarali e cantada inteiramente em sânscrito.

Após o seu lançamento, Ray of Light foi recebido com análises positivas dos críticos musicais, que prezaram os vocais e a nova direção musical da cantora, definindo-o como o seu trabalho "mais aventuroso". Os resenhadores também notaram a sua natureza contida e madura. O trabalho recebeu uma série de prêmios ao redor do mundo, incluindo quatro Grammy Awards em 1999, incluindo o de Best Pop Vocal Album. Comercialmente, o álbum obteve um desempenho exitoso, atingindo a primeira colocação em cerca de 17 países, como AlemanhaAustráliaCanadáNova Zelândia e Reino Unido. Nos Estados Unidos, debutou na segunda colocação da Billboard 200, convertendo-se no quinto disco de Madonna a atingir a segunda posição na tabela, e recebeu uma certificação de platina quádrupla pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando vendas de quatro milhões de unidades no país. Em âmbito global, comercializou cerca de 20 milhões de cópias, sendo um dos álbuns mais vendidos mundialmente.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike