Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Região Metropolitana Carbonífera
A Região Metropolitana Carbonífera é uma região metropolitana brasileira. Criada pela , foi extinta pela em 2007 pela e reinstituída pela . Reúne sete municípios do estado de Santa Catarina em intenso processo de conurbação, sendo que somados os vinte municípios da denominada área de Expansão da Região Carbonífera, totalizam 27 municípios. Pode-se destacar que a Região como um todo coincide com a Microrregião de Criciúma, definida pela divisão realizada pelo IBGE. O termo refere-se à extensão da sede Criciúma, formando com seus municípios lindeiros uma mancha urbana contínua. Formada por uma população de quase 600 mil habitantes, é um importante pólo econômico do Estado de Santa Catarina. Grandes indústrias, de renome nacional, têm como sede essa região.

Devido à intensa exploração do carvão mineral durante todo o século XX, é uma região castigada pelo desgaste do solo, poluição atmosférica e quase totalidade dos rios contaminados e impróprios para qualquer tipo de consumo. No entanto, projetos ambientais e grandes obras que estão sendo feitas na região, como a duplicação da BR-101, a construção do Centro de Eventos de Criciúma e a Barragem do Rio São Bento garantem a melhoria contínua dos padrões econômicos, sociais e ecológicos dos municípios.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike